Inglês técnico para programação é necessário, e como aprender?

Daniel Kriger

Por Daniel Kriger04 mar 20226 min de leitura

Imagem ilustrativa

Não é preciso ser um profissional de tecnologia repleto de experiência para reconhecer que quase todas as linguagens de programação disponíveis, hoje, no mercado, possuem suas sintaxes em língua inglesa.

Sendo assim, como não se perder em meio a tantos termos estrangeiros? Como compreender não somente as linguagens, mas as explicações, soluções e funcionamento de novas tecnologias sem ter fluência neste idioma?

Saber inglês pode não ser o requisito mais importante para quem deseja se tornar um(a) programador(a), mas é um atributo de peso quando o assunto são diferenciais, além de ser uma habilidade capaz de levar um profissional de TI adiante.

No conteúdo de hoje, falaremos sobre o que é inglês técnico, de que maneira o inglês técnico pode ajudá-lo a alavancar a sua carreira e como aprender inglês para programadores(as) das mais variadas formas.

Vamos lá?

O que é o inglês técnico?

O inglês técnico, aquele necessário aos programadores(as) e demais profissionais que atuam no mercado de TI (Tecnologia da Informação), é aquele direcionado às necessidades técnicas destas profissões.

Em outras palavras, o inglês falado normalmente e utilizado para a comunicação básica entre pessoas está muito distante daquele utilizado pelos desenvolvedores web em seus projetos e códigos.

Termos específicos acerca de determinadas tecnologias, ou os chamados termos técnicos, não são falados no dia-a-dia, portanto simplesmente ter um conhecimento superficial do idioma pode não ser o suficiente para quem deseja ingressar na área com o pé direito.

A necessidade de aprofundar este conhecimento se dá a partir do momento em que é preciso dominar determinadas nomenclaturas para avançar profissionalmente, ter contato com diferentes soluções e possuir um conhecimento holístico sobre determinadas tecnologias.

É preciso saber inglês para ser um programador?

De modo geral, não é necessário ser fluente em inglês para se tornar um(a) programador(a), mas é inquestionável que ter um conhecimento avançado no idioma pode, além de facilitar o próprio desenvolvimento profissional e pessoal de um colaborador, abrir muitas portas no longo prazo.

Abaixo, listaremos os principais benefícios que um bom conhecimento de inglês técnico pode trazer àqueles que buscam uma carreira de sucesso no mercado de tecnologia.

Vamos lá?

Ampliar horizontes

A linguagem é o principal meio de transporte entre as nossas próprias circunstâncias e outras realidades, culturas e conhecimentos.

Sendo assim, quanto mais aprimoramos nossa compreensão de nosso próprio idioma materno, mais longe podemos ir. 

O mesmo se dá a partir do conhecimento de uma segunda língua: quanto mais absorvemos o que outro tipo de linguagem pode nos oferecer, mais ampliamos nossos horizontes, não somente linguístico, mas também culturalmente.

Crescer profissional e pessoalmente

Se ter acesso a diferentes tipos de informações por meio de um segundo idioma pode ampliar nossos horizontes imaginativos, é claro que isso representa um crescimento pessoal significativo na vida de qualquer pessoa.

E se um profissional é, antes de tudo, alguém com uma larga bagagem cultural, a ampliação destas fronteiras se reflete também em seu desempenho profissional.

A capacidade de ser criativo(a) ao encontrar diferentes soluções, ou ter um leque maior de opções ao lidar com determinados episódios, são umas das consequências do contato de um(a) programador(a) com diferentes experiências, inclusive internacionais.

Estar atualizado

O setor de TI é um dos setores mais mutáveis da indústria: novas soluções, linguagens de programação e tecnologias surgem todos os dias em todo o mundo.

É parte fundamental da vida de um(a) programador(a) estar sempre atento às novidades, conhecendo e sabendo manipular as novas tecnologias, encaixando-as em suas áreas de domínio.

Como a comunidade internacional de desenvolvedores(as) web é muito grande, é claro que as novidades aparecem primeiro por lá. E, para ter acesso a elas, o inglês é uma ferramenta básica.

Melhorar as oportunidades de trabalho

Além de trazer a oportunidade de ter contato com diferentes experiências internacionais, o inglês também é um plus no currículo de um profissional de tecnologia (e não só de tecnologia, mas de qualquer outra profissão!).

Imagine que, ao chegar ao final de um processo seletivo com dois outros candidatos com conhecimentos semelhantes, um recrutador precise tomar uma decisão baseado em outros diferenciais.

Se, nesta situação, um dos candidatos tiver seu nível de inglês mais avançado que os outros dois, este pode ser um fator de desempate determinante para a conquista da vaga.

Trabalhar com mais agilidade e dinâmica

Como dito anteriormente, saber se comunicar em inglês traz a um(a) desenvolvedor(a) web uma larga vantagem ao lhe dar a oportunidade de ter contato com diferentes programadores(as) ao redor do mundo, absorvendo suas experiências e conhecimentos.

Ao buscar por uma solução urgente, por exemplo, este conhecimento pode trazer mais agilidade e dinâmica ao seu trabalho, uma vez que ao expandir a sua busca por respostas em diferentes comunidades aumenta significativamente a chance destas respostas chegarem mais rápido.

Como aprender inglês para programar?

Agora que você já sabe que saber inglês técnico é um ponto indispensável na carreira de um desenvolvedor(a) web, pode estar se perguntando: afinal, como aprender inglês para programar? 

Se essa é a sua dúvida, fique tranquilo! A internet trouxe uma infinidade de soluções para quem deseja aprender novos idiomas, inclusive o contato contínuo e facilitado com nativos de diferentes países.

Abaixo, listaremos algumas dicas que podem ajudá-lo(a) a aprender inglês para programar mais e melhor!

Acesse fóruns estrangeiros

Os fóruns de programação são, em geral, grandes comunidades virtuais para desenvolvedores(as) web em todo o mundo.

Apesar de haver seções nacionais, a maior parte das threads são escritas e discutidas em inglês, para que mais profissionais com diferentes experiências possam participar e contribuir.

Estes lugares costumam ser grandes escolas para estudantes e iniciantes nessa carreira, não só em termos linguísticos, mas de maneira geral.

Alguns dos fóruns mais populares do mundo são:

  • GitHub
  • Stack Overflow
  • Code Project
  • Livecoding.tv
  • Geeklist
  • Google Developers
  • Reddit

Assista vídeos no YouTube

A maior plataforma de vídeos do mundo também é um manancial inesgotável de oportunidades para aprender um novo idioma.

Desde cursos gratuitos de inglês e programação até a chance de acompanhar de perto o trabalho de grandes desenvolvedores(as) através de seus canais de conteúdo, tudo isso facilita muito o aprendizado e traz mais familiaridade com o idioma estrangeiro.

Faça um curso de inglês técnico para programação

Se você é daqueles que prefere ir direto ao ponto, um curso de inglês técnico para programação é a opção mais rápida de aprendizado.

Eliminando a necessidade de uma certa dose de autodidatismo, como exige o contato independente com falantes de inglês por meio de fóruns e vídeos, um curso técnico ainda confere ao estudante um certificado de conclusão, maneira mais fácil de comprovar qualquer nível de fluência.

Ouça música e assista filmes legendados

Além de estudo formal, algumas atitudes tomadas no dia-a-dia podem aumentar a nossa capacidade de compreensão e treinar os nossos ouvidos para a audição do inglês.

Entre elas estão ouvir músicas e assistir a filmes com legendas. O contato frequente com um idioma estrangeiro torna o nosso cérebro mais receptivo ao seu aprendizado, tornando o estudo mais fluido e melhorando significativamente a pronúncia das palavras.

Participe de grupos

Uma grande vantagem de quem está começando a aprender inglês neste momento é a seguinte: você não está sozinho!

Centenas de jovens, ao redor de todo o país, estão dando seus primeiros passos como estudantes e profissionais de tecnologia em busca desse conhecimento. E, para os que sabem que a troca de experiências pode ser muito rica para o aprendizado, um grupo de estudos é uma mina de ouro. 

Busque por outros jovens programadores(as), montem um grupo e definam uma frequência de encontros. A partir de gostos em comum, leituras e trocas de experiência, a trilha deste aprendizado pode se tornar muito mais frutífera e divertida.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na Kenzie Academy Brasil. Estude Desenvolvimento Full Stack e só pague quando estiver formado. Faça já a sua inscrição.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR: