As 11 linguagens back-end mais usadas para programar

Ugo Roveda

Por Ugo Roveda04 fev 20227 min de leitura

Imagem ilustrativa

Existem inúmeras linguagens de programação para back-end e, cada uma delas, possui atributos e funcionalidades para algo específico. Caso você queira se aprofundar mais nessa área do desenvolvimento web, hoje falaremos sobre o que é back-end, suas principais funções e quais são as linguagens mais usadas. Vamos lá?

O que é back-end?

No universo da programação é basicamente tudo que fica por trás de uma aplicação web, ou seja, são códigos que fazem a ponte entre o navegador rumo ao banco de dados e vice-versa. Quando você usa um aplicativo bancário existem ícones e botões para que você decida o que fazer, correto? E quando você define uma ação, como realizar um pix, por exemplo, fica a cargo do back-end validar informações, verificar se a conta está ativa, se existe saldo na conta e se a senha foi informada corretamente. Aí sim, decidir se é possível realizar o pix ou não. Logo, tudo que é back-end acontece “atrás dos bastidores”.

O que é um desenvolvedor back-end?

É o profissional que está envolvido diretamente com as regras de negócios, segurança, banco de dados e integração de webservices. Em outras palavras, é o responsável por  implementar uma arquitetura robusta, capaz de se comunicar com o banco de dados, garantindo a segurança das informações enviadas pelo usuário. 

Quais são as linguagens de programação para back-end?

Como mencionado anteriormente, existem várias linguagens para back-end, no entanto, cada uma delas pode ser aplicada em um viés diferente. Por essa razão, é fundamental que as empresas saibam identificar qual é o melhor back-end para o seu negócio. Afinal, elas são imprescindíveis para a criação, execução e gerenciamento de apps modernos. Confira a seguir as linguagens mais usadas no mercado.

Linguagens de alto nível

Uma linguagem de alto nível é aquela que possui palavras fáceis de serem compreendidas e implementadas, ou melhor, são as que mais se aproximam da linguagem humana, com sintaxe e semântica. Além disso, é uma tecnologia que permite o desenvolvimento de um programa muito mais intuitivo, dinâmico e  independente. 

1. Python

Considerada umas das linguagens de programação que mais estão em alta, a Python é uma ótima linguagem para quem está iniciando o estudo em programação. Afinal, como tem o código aberto possibilita trabalhar de uma maneira muito mais otimizada, integrada e eficaz. A Phyton é muito utilizada para o desenvolvimento web e machine learning.

2. Rails

Ruby on Rails, ou apenas Rails, é um framework muito utilizado no desenvolvimento de aplicações web. Ele é basicamente uma coleção de bibliotecas escrita pela linguagem de programação Ruby, portanto, o profissional que compreender a linguagem, tem mais condições de interpretar erros e criar novas funções. Além disso, o Rails oferece facilidade no desenvolvimento de sites orientados a banco de dados, é estável, possui escalabilidade, opções de automação de testes, é de fácil compreensão e ainda  tem várias ferramentas que ajudam a reduzir o tempo do desenvolvimento.

3. Java

Considerada uma das linguagens mais consagradas e populares do mundo, Java é orientada a objetos, roda em várias plataformas e serve para desenvolver aplicações web e mobile. Diferente do que ocorre em outras linguagens de programação, as aplicações criadas em Java não são compiladas em um código nativo. Além disso, algumas das suas principais características são alta performance dos programas, portabilidade, segurança e simplicidade.

4. C#

Muito utilizada para a construção de jogos e aplicativos Windows para celulares, C# é uma linguagem de programação de propósito geral,  de sintaxe simples e de fácil aprendizagem. Ela também trabalha com base em códigos compartilhados e é conhecida por executar o código de uma maneira mais ágil quando comparada às outras linguagens.

5. Swift

Conhecida como uma das linguagens oficiais do iOs, Swift é uma linguagem rápida, escalável, segura e muito fácil de aprender. Ou seja, facilita a vida dos desenvolvedores que criam aplicativos com menos codificação. Além do mais, foi desenvolvida com o intuito de incentivar as pessoas que têm vontade de trabalhar nessa área, contribuindo com o aumento dos app Apple e facilitando a compreensão do profissional que entra durante o andamento do projeto.

6. PHP

PHP é uma das principais linguagens de programação do lado do servidor e é conhecido por ser multifuncional e fácil de usar. Seu código é aberto e versátil e quase todos os sistemas operacionais oferecem suporte a PHP. Com ele não há escassez de boas ferramentas para automação, implantação e teste.Além disso, ele é capaz de suportar o processamento de um grande volume de dados.

7. JavaScript

É uma linguagem que possibilita a criação de conteúdos mais dinâmicos e, também, o controle de mídias para deixar a página mais interessante. Neste caso, você não precisa de um compilador porque os navegadores de internet o interpretam com HTML. Com ele os erros são bem mais fáceis de enxergar, e por conta disso, de serem corrigidos. Outro destaque dessa linguagem é que ela é totalmente compatível com vários navegadores e plataformas. Além disso, ela é considerada mais rápida e mais leve que as outras linguagens.

8. Ruby

Quando o assunto envolve prototipagem, a linguagem Ruby é a preferida pela maioria dos desenvolvedores, afinal, ela oferece recursos orientados a objetos, flexíveis e escaláveis. De sintaxe simples e de fácil compreensão, o Ruby também permite que partes da sua linguagem sejam alteradas. Portanto, partes fundamentais da linguagem podem ser redefinidas ou removidas. Outro fator interessante é que os desenvolvedores podem conferir as ferramentas de que precisam no Ruby, ou seja, raramente há a necessidade de fazer referência à documentação externa e ele pode desenvolver códigos 40% mais rápido do que outras linguagens de script.

Linguagens de nível intermediário:

Se caracteriza por ter uma sintaxe de alto nível mas com direcionamentos que facilitam o trabalho do programador. Além disso, esta linguagem contém características tanto das linguagens de alto nível quanto de baixo nível.

9. C

Considerada de propósito geral, a linguagem C pode ser implementada praticamente em qualquer projeto. Com ela é possível criar aplicativos e sistemas operacionais de todos os tipos. Além de ser uma linguagem totalmente flexível, é capaz de gerar programas extremamente úteis em tempo de execução .

10. C++

Já a linguagem do C++ pode ser definida como uma versão um pouco mais “turbinada” e atualizada do C, ou seja, ele oferece mais recursos e possibilidades para os profissionais da área. Outro fator interessante do C++ é que ele possibilita programar de modo misto, isso significa que o desenvolvedor pode escrever códigos orientados a procedimentos quanto a objetos.

Linguagens de baixo nível

Quando falamos em linguagens de baixo nível queremos dizer que ela se aproxima mais da linguagem da máquina (hardware), ou seja, as linguagens de baixo nível enviam instruções diretas ao processador e são constituídas de sequências de 0 e 1, conhecido como código binário. 

11. Assembly

Esta linguagem trabalha com atributos primários do computador e é conhecida como linguagem de montagem ou código de máquina. Diferente das linguagens de programação mais avançadas, onde um programa compila códigos com instruções pré definidas. A Assembly é uma das linguagens de mais baixo nível, por isso, ela é a base de todas as outras linguagens de programação.  Por mais que ela seja complexa e pouco autossuficiente, ela ainda é usada devido a sua alta performance e velocidade.

Conclusão

Existe um universo de possibilidades para quem deseja trabalhar como desenvolvedor back-end, no entanto, esses conceitos, linguagens e sistemas podem ser incluídos na sua rotina de estudos de maneira gradual. Além disso, toda linguagem de programação back-end tem a sua especificidade e cada uma delas é importante.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, recomendo que você faça a sua inscrição na próxima turma da Kenzie Academy Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR: