Resolução de problema pode ser um diferencial na programação

Ugo Roveda

Por Ugo Roveda13 abr 20228 min de leitura

Imagem ilustrativa

Se deparar com um problema e resolvê-lo é, na teoria, uma atitude corriqueira.

Seja em aspectos pessoais ou profissionais, solucionar diferentes tipos de impasses é uma exigência comum no dia a dia de todo mundo.

Mas, por trás da aparente simplicidade, a resolução de problemas pode não ser tão descomplicada assim para uma grande parcela da população.

Isso acontece porque resolver problemas exige uma uma série de outras habilidades adquiridas ao longo da vida que muitas pessoas podem não ter desenvolvido.

Para quem deseja ser um uma pessoa desenvolvedora, no entanto, a capacidade de resolver problemas não é somente um grande diferencial, mas um ponto fundamental para ser bem-sucedido na área.

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre metodologia de resolução de problemas, porque essa capacidade é tão importante e quais os passos devem ser seguidos.

Vamos lá?

O que é a metodologia de resolução de problemas?

A metodologia de resolução de problemas é um um conjunto de estratégias cujo objetivo é encontrar soluções eficientes para diferentes tipos de problema.

Não importa se o seu problema é de caráter pessoal, profissional, coletivo ou individual. Resolver um problema é uma ação que parte da aplicação de alguns princípios básicos que funcionam em quaisquer situações.

Quando falamos em programação as questões técnicas seguem os mesmos princípios.

Por que a resolução de problema é considerada uma soft skill?

As soft skills são habilidades que não estão diretamente ligadas ao escopo técnico de um(a) desenvolvedor(a) web, mas aos aspectos comportamentais e emocionais desse profissional, e que ainda assim são extremamente importantes na sua carreira.

Habilidade de se comunicar com clareza, como se comportar em uma entrevista, trabalhar bem em grupo, inteligência emocional, organização e saber solucionar problemas de maneira criativa e eficaz são algumas das soft skills fundamentais para um profissional de tecnologia.

Essas habilidades ajudam o programador a se relacionar melhor com a sua equipe, seu projeto e a empresa onde ele está trabalhando, abrindo caminho para um aprendizado técnico mais leve.

Elas também são importantes para jovens profissionais e estudantes que precisam acumular experiência para deslanchar no mercado de trabalho. Comportar-se de modo a facilitar o seu trânsito entre diferentes cargos, áreas e profissionais é um grande facilitador.

Quais os métodos de resolução de problemas?

Para aplicar a metodologia de resolução de problemas é preciso, antes de tudo, conhecer as suas etapas.

Abaixo, listamos por ordem de execução os passos que podem levar qualquer pessoa a solucionar um problema.

Identificação da situação

A primeira etapa para solucionar um problema é identificar a situação em que ele está inserido.

Pois é impossível buscar ferramentas para resolver uma situação que não se sabe ao menos qual é.

Para isso, é preciso olhar para situação com um olhar mais amplo e enxergar quais aspectos dela precisam de melhorias.

Perguntas chaves tais como: O que está errado? Por que está errado? Quando esse problema começou a existir? Qual foi a ação que precedeu esta situação?

Distinção do problema

Após analisar a situação de diversos ângulos, chegou a hora de identificar o problema.

Afinal de contas, como podemos resolver um problema se não sabemos exatamente qual é o problema?

Ao chegar à conclusão de que determinado desajuste deve ser resolvido, chegou a hora de investigá-lo mais a fundo.

Investigação

Você já sabe qual é o problema e em qual situação ele está inserido. Portanto, chegou a hora de investigá-lo para encontrar as melhores soluções.

Primeiro, pergunte-se qual é a natureza desse problema. Isso vai ajudá-lo a escolher as ferramentas corretas.

No caso de um problema de cunho profissional, é importante também investigar as etapas anteriores ao problema. 

Por exemplo: se o desenvolvimento de um código deu errado, é importante investigar todos os códigos anteriores a esse para verificar se um problema anterior não desembocou em um segundo problema.

Essa etapa é muito importante e deve ser feita com muita atenção porque é dela que sairá o plano de execução final.

Planejamento

Investigado o problema, chegou a hora de planejar quais atitudes serão tomadas para que ele seja de fato solucionado.

Se o seu problema for pessoal, chegou a hora de desenvolver um plano de ação relacionado às atitudes a serem tomadas e decidir quais serão as pessoas envolvidas neste plano.

Para os problemas de cunho profissional, agora é a hora de envolver os profissionais capacitados para essa resolução e estabelecer, em conjunto, um plano de ação.

Execução

Enfim, chegou a hora de executar esse plano e resolver o problema.

Sendo essa a etapa mais trabalhosa, pois exige que se coloque a mão na massa, mas também a mais gratificante, afinal, se tudo der certo, o problema em questão será sanado!

Quais os principais benefícios da resolução de problemas?

É claro que ninguém gosta de conviver com um problema não-solucionado, certo?

Porém, a questão não é somente uma convivência incômoda. Quando falamos de problemas profissionais, muitas vezes é preciso que um problema seja resolvido para que todo o projeto possa seguir adiante.

Isso significa, ainda, que a resolução de um problema não deve demorar muito tempo para ser concluída, ou o impacto será cada vez mais negativo.

Abaixo, listamos os principais benefícios da resolução de problemas.

O impossível se torna possível

Resolver um problema é uma ação que nos proporciona prazer pessoal.

Ainda que esse problema estivesse na esfera profissional, saber que você é capaz de contribuir para o bem de um projeto como um todo e solucionando questões difíceis é muito gratificante.

Você se destaca

Dentro de uma equipe, saber resolver problemas é um grande ponto de destaque.

Ao solucionar um problema que estava atrapalhando a todos ou atravancando a continuidade de um projeto, você fica em evidência – o que pode ser muito proveitoso para quem deseja conquistar melhores cargos!

Aumenta a confiança

Um outro ponto muito importante para um profissional capaz de resolver problemas é a autoconfiança.

Precisamos estar constantemente motivados dentro do ambiente de trabalho, e nada melhor do que conhecer-se como portador de uma habilidade que pode favorecer a todos.

Isso aumenta a autoconfiança do profissional e faz com que ele esteja mais presente em todos os aspectos do seu trabalho.

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas?

Agora que você já sabe por que saber resolver problemas é tão importante e de que forma isso pode impactar positivamente toda a sua vida, chegou a hora de falar sobre como desenvolver a habilidade de resolução de problemas.

Assim como todo objetivo, é preciso dedicar um determinado esforço para desenvolver essa habilidade.

É claro que ela pode ser naturalmente mais forte em uns do que em outros, mas o treino e a constância em desenvolvê-la supera qualquer competência natural.

Entenda o problema

Entender um problema não é somente olhar para a sua superfície. Para compreender de fato um problema é preciso olhar para os seus pormenores, suas causas e suas implicações para, deste modo, poder analisá-lo de todos os ângulos.

Olhar para um problema e ter a capacidade de dissecá-lo é uma habilidade que exige treino. 

Para desenvolvê-la, faça o exercício de estar sempre próximo de outros profissionais que estejam resolvendo problemas e/ou puxe para si a responsabilidade de solucioná-los – desde que, é claro, você seja capaz de fazê-lo.

Visualize o problema

Visualizar um problema pode, muitas vezes, exigir mais do que simplesmente pensar neles.

Diferentes pessoas possuem diferentes maneiras de organizar seus pensamentos e, enquanto para alguns profissionais basta pensar sobre um assunto, para outros é necessário de fato visualizá-los materialmente.

Se você precisa visualizar um problema e não sabe como, tente escrevê-lo ou desenhá-lo em um papel. Utilize mapas mentais. Faça um organograma.

Todas essas maneiras de destrinchar um planejamento podem ser muito úteis na hora de treinar a sua habilidade de resolver problemas.

Concentre-se na raiz do problema, não nos sintomas

É claro que saber quais sintomas o levaram a identificar um problema é importante, mas não é o foco principal da questão.

Concentrar-se por muito tempo em aspectos do problemas que não vão ajudá-lo a solucionar o impasse pode prolongar demais o processo e torná-lo cansativo.

Seja simples, mas criativo na sua solução

É muito comum que, ao tentar solucionar um problema, já exista uma tendência em achá-lo mais complexo do que ele realmente é. 

Por isso, busque sempre pensar de maneira simples ao analisar um problema. A solução pode estar mais próxima do que você imagina.

Conclusão

A habilidade de resolver problemas pode ser um grande diferencial na carreira de quem deseja se tornar um programador, portanto treiná-la e treinar muito para desenvolvê-la, com certeza abrirá muitas portas ao longo da sua trajetória profissional.

Para o desenvolvimento de outras soft skills que alavancarão a sua profissão, conte com a Kenzie Academy Brasil e com o nosso curso de programação full stack.


Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entrar na área de programação, eu recomendo que você faça a sua inscrição na Kenzie Academy Brasil. Estude Desenvolvimento Full Stack e só pague quando estiver formado. Faça já a sua inscrição.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR: