O que é IDE programação e qual sua importância

Brunno Kriger

Por Brunno Kriger20 out 202210 min de leitura

Imagem ilustrativa

Se você é novo no mundo da programação, com certeza já ouviu alguém falar sobre IDE. E, acredite, esse será o seu fiel escudeiro nessa jornada. Mas, afinal, o que é isso? Entre diversas outras finalidades, a IDE é uma ferramenta que auxilia as pessoas programadoras a desenvolverem softwares de maneira mais otimizada e produtiva. 

Nesse artigo, explicaremos melhor sobre o assunto e mostraremos o real poder dessas ferramentas. Bora lá?

O que é uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado)?

A Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado, traduzindo para o português, é um programa utilizado pelas pessoas desenvolvedoras para a criação e o desenvolvimento de aplicações e softwares. 

Atualmente, é praticamente impossível trabalhar no ramo da programação sem utilizar uma IDE. Afinal, o seu objetivo é dar mais produtividade e otimizar o tempo ao criar os códigos, o que já o torna fundamental para um profissional da área.

Abaixo, você confere as três principais funcionalidades que um ambiente de desenvolvimento integrado pode proporcionar para o seu usuário.

Editor de código-fonte

O editor de código-fonte permite que o usuário tenha mais facilidade ao desenvolver uma aplicação. Já reparou que quando você está definindo uma variável, por exemplo, ela recebe uma cor diferente do restante do seu código? Pois é, essa é uma das funcionalidades da IDE. Além disso, também é possível verificar erros de sintaxe e utilizar um preenchimento automático de código, ou até mesmo definir regras para serem utilizadas em determinada linguagem. Incrível, não é mesmo?

Compilador

É a capacidade de rodar ou compilar os códigos, criando uma versão executável do seu sistema. Ou seja, as IDEs conseguem transformar o código escrito pelo usuário em uma versão que pode ser executada na própria máquina da pessoa que está desenvolvendo aquela aplicação.

Debugger

Não existe uma boa IDE sem um ótimo debugger. É importantíssimo que a capacidade de debugar o código através de breakpoints, ou através da execução linha a linha, esteja presente nessas ferramentas. Dessa forma, se torna possível a verificação de erros ou bugs mais rapidamente por quem está desenvolvendo o projeto.

Por que o IDE é importante?

Como já vimos anteriormente, a IDE permite que a pessoa desenvolvedora possua uma maior produtividade e otimização do tempo ao escrever o seu código. Tendo em vista que o mercado de trabalho exige prazos para a conclusão dos projetos, essas características já a tornam importantíssima.

Além disso, por contar com diversas funcionalidades, como, por exemplo, o debugger, o Ambiente de Desenvolvimento Integrado garante uma maior precisão ao código, evitando problemas e bugs que poderiam aparecer futuramente. 

Dominar uma IDE é fundamental para o profissional da área de tecnologia atualmente, pois, dessa forma, estará habituado e preparado para trabalhar com diversas linguagens em um mesmo ambiente. Afinal, as IDEs possuem inteligência para lidar com diferentes conceitos e linguagens de programação.

Aqui na Kenzie Academy, em nossa formação Full Stack, ensinamos aos nossos alunos como usar uma IDE e se preparar para o mercado de trabalho. Conheça mais sobre a nossa formação.

Vantagens e desvantagens de uma IDE

Até agora vimos o quanto é vantajoso utilizar uma IDE para desenvolver seus projetos, porém, como tudo na vida, existem algumas desvantagens. Mas calma, não é nada que irá afetar o poder dessas ferramentas!

Vantagens de usar um Ambiente de Desenvolvimento Integrado:

Além de toda a questão envolvendo o aumento de produtividade, otimização e agilidade ao criar as aplicações, já citadas anteriormente, utilizando as IDEs, também é possível realizar testes automatizados, modelação e refatoração de código, e, até mesmo, utilizar o terminal do computador dentro desse ambiente.

A verificação dos erros durante o processo de desenvolvimento também é um ponto positivo, dando mais consistência às pessoas programadoras de criarem códigos com menos bugs e mais eficientes.

Desvantagens de usar um Ambiente de Desenvolvimento Integrado:

Um dos principais pontos negativos em relação ao uso das IDEs é o consumo de recursos do hardware, tendo em vista que são programas pesados, exigindo uma quantidade considerável de memória do computador para sua instalação e execução. Além disso, nem todas essas ferramentas são gratuitas. Então, caso tenha interesse em uma IDE específica, talvez tenha que pagar pela sua utilização. 

Um erro comum que muitos desenvolvedores em começo de carreira costumam cometer é ficar totalmente dependente das funcionalidades que o ambiente de desenvolvimento integrado traz. Isso pode causar uma autossabotagem no seu processo de aprendizado. Treine bastante suas habilidades e escreva os códigos manualmente para, depois que estiver dominando a linguagem, abusar desses recursos.

Quais são os tipos de IDE?

Atualmente, existem diversas IDEs disponíveis para o desenvolvimento dos nossos projetos. Apesar de, em sua grande maioria, possuírem funcionalidades em comum, existem ferramentas específicas para alcançar determinado objetivo. É necessário, junto com a sua empresa ou equipe, alinharem as expectativas para definirem qual a solução adequada para a situação.

Ao definirem o tipo de IDE que será utilizado no projeto, deve-se considerar os seguintes fatores:

Linguagens de programação

Apesar da maioria das IDEs possuírem compatibilidade com diversas linguagens de programação, existem aquelas que foram criadas para serem utilizadas em apenas uma específica. Dessa forma, é necessário que a sua equipe avalie qual linguagem será utilizada no projeto antes de decidirem sobre o Ambiente de Desenvolvimento Integrado.

Compatibilidade de sistemas operacionais

Esse tópico é algo que deve ser de extrema atenção pela pessoa programadora antes de iniciar o seu projeto. Existem alguns Ambientes de Desenvolvimento Integrado que foram criados para serem utilizados exclusivamente em um tipo de sistema operacional

Mecanismos de automação

Como já vimos anteriormente, uma das grandes vantagens das IDEs é possuir funcionalidades que automatizam a produção do código. Porém, existem algumas que não possuem, de forma automática e nativa, as funcionalidades de compilação e debugger, sendo necessário a utilização de plugins ou, até mesmo, outras ferramentas para essa finalidade.

Plug-ins e extensões

Além das funcionalidades nativas das IDEs, a pessoa desenvolvedora pode optar por adicionar plugins e extensões com outras finalidades que o auxilie no desenvolvimento do projeto. Um exemplo é a extensão Live Server no Virtual Studio Code, que permite visualizar as modificações do seu código no navegador em tempo real.

Ambientação

Esse é o primeiro passo a ser considerado e decidido pela empresa ou equipe de desenvolvedores. Existem IDEs exclusivas para o desenvolvimento desktop, para o mobile e outras para os projetos em nuvem. Então, antes de qualquer coisa, é preciso definir qual será o ambiente de utilização daquela aplicação.

IDEs e a Segurança das aplicações

Mais do que nunca, a segurança na web está sendo um assunto debatido pela comunidade mundial. Cada vez mais se faz necessário a proteção das aplicações contra os ataques de cibercriminosos, prevenindo o vazamento de dados sensíveis, entre outros perigos.

Com o objetivo de aumentar a segurança dos nossos códigos, as IDEs permitem a instalação de plugins externos que são capazes de verificar as vulnerabilidades da nossa aplicação, enquanto a desenvolvemos. Dessa forma, conseguimos evitar que ocorra esse tipo de falha ao finalizarmos a produção do código.

Conheça algumas IDEs para PHP, CSS, HTML, Javascript, Android e IOS!

Eclipse IDE

Criada pela IBM em 2001, o Eclipse é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado de código aberto e gratuito, com foco no desenvolvimento em Java. Porém, com a utilização de plug-ins, é possível utilizar essa IDE para desenvolver em JavaScript, TypeScript, PHP, entre outras linguagens.

Em 2004, essa IDE virou propriedade da Eclipse Foundation, uma corporação independente sem fins lucrativos e que atua como administradora da comunidade Eclipse. O principal objetivo dessa fundação é manter a comunidade neutra, aberta e transparente.

Algumas das vantagens ao utilizar o Eclipse é o suporte ao sistema operacional do Mac, assim como a versão mais atualizada do Java. Também possui o terminal integrado ao seu ambiente e diversas extensões e plug-ins para instalação por parte do usuário.

Android Studio IDE

Como o próprio nome já sugere, essa IDE possui foco na criação de aplicações para os dispositivos Android. Essa ferramenta é gratuita e possui como base a IDE IntelliJ Community Version, sendo lançada oficialmente no evento Google I/O em 2013.

Comparada a algumas outras IDEs para o desenvolvimento mobile, essa se destaca por necessitar de menos configurações, sendo mais didática e possuindo uma interface de fácil entendimento para desenvolvedores iniciantes. 

Além disso, o Android Studio IDE permite a Injection Language, possibilitando que strings de outras linguagens sejam validadas e inseridas nessa ferramenta.

Brackets IDE

Esse ambiente de desenvolvimento integrado, construído em HTML, CSS e JavaScript, foi criado pela Adobe, sendo um software gratuito, livre e de código aberto. Possui como foco o desenvolvimento web, principalmente, tratando das questões de webdesign.

Atualmente, o software não possui mais suporte direto da Adobe, sendo mantido por desenvolvedores de código aberto no Github. 

XCode IDE

Esse aqui é bem conhecido entre as pessoas desenvolvedoras que utilizam o sistema operacional macOS. O XCode é o ambiente de desenvolvimento integrado da Apple, com foco na criação de aplicações para o sistema IOS. Algumas das suas principais funcionalidades são a capacidade de simular um dispositivo mobile e testar o aplicativo sem precisar sair da ferramenta.

Entre as linguagens suportadas por essa IDE, estão o Java, JavaScript, Ruby, Python, C, C++, AppleScript, entre outros.

Visual Studio Code IDE

Criado pela Microsoft, o Vs Code, como também é conhecido, é um dos ambiente de desenvolvimento integrado mais utilizados do mundo. É gratuito e com diversas funcionalidades que facilitam a vida do desenvolvedor. Além disso, pode ser utilizado em diversas plataformas, como, por exemplo, o Linux e o macOS.

Essa IDE possui suporte nativo das linguagens JavaScript, TypeScript e Node.js. Porém, ao instalar algumas extensões, se torna possível o desenvolvimento em outras linguagens e ferramentas.

O Visual Studio Code é muito famoso pelas suas funcionalidades, como os snippets, que são os trechos de códigos que aparecem de maneira sugestiva, de acordo com o que está sendo digitado pelo usuário. Dentro desse ambiente, também é possível realizar depurações e utilizar atalhos para navegar entre os códigos.

Conclusão

Para ser um bom programador, é essencial possuir domínio sobre uma IDE. Afinal, constatamos o quão poderosas são essas ferramentas e o quanto elas auxiliam no ganho de produtividade. Porém, essa escolha é muito pessoal. É necessário verificar o projeto e as necessidades do mesmo. Além disso, muitos desenvolvedores se sentem mais confortáveis utilizando um ambiente específico.
Se você gostou desse conteúdo e quer acelerar o seu processo de aprendizado na área da programação, faça a sua inscrição na próxima turma de Desenvolvimento Full Stack da Kenzie Academy Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR: