Modularização: o que é e qual a sua principal vantagem
Por Brunno Kriger02 fev 20234 min de leitura
Quando lidamos com o desenvolvimento de um software complexo, com diversas camadas e funcionalidades, se faz necessário organizar melhor o nosso projeto. Afinal, precisamos sempre seguir os princípios das boas práticas de programação. Para resolver esse problema, existem os módulos.
Nesse artigo, veremos o que, de fato, é a modularização e quais as vantagens em utilizarmos esse recurso em nossos códigos.
O que é Modularização?
Quando éramos crianças, costumávamos brincar de montar quebra-cabeças. Ao encaixarmos peça por peça, visualizávamos a forma como um todo. Na programação, a modularização funciona da mesma forma. Porém, cada linguagem possui suas particularidades e regras em relação a esse recurso.
Como dito anteriormente, ao desenvolvermos softwares complexos, se faz necessário dividirmos o nosso código em diversas partes, visando manter a organização e a fácil manutenção das funções e procedimentos. Essa divisão em diferentes blocos de código e arquivos é o que chamamos de módulo.
Qual a principal vantagem da modularização?
A utilização desse recurso traz diversas vantagens para o nosso projeto. Além da fácil manutenção e organização, através do princípio da modularidade, conseguimos compreender melhor o código, tornando-o mais legível, e reaproveitá-lo em diferentes partes da nossa aplicação. Dessa forma, facilitamos o trabalho em equipe e seguimos os princípios de boas práticas da programação.
Aqui na Kenzie Academy Brasil, nossos devs aprendem, desde o primeiro módulo, a como utilizar esse recurso em seus códigos.
Funções na modularização
Como vimos anteriormente, utilizamos esse recurso visando separar e organizar as diversas funções que existem em nosso código. Mas, afinal, o que é uma função?
Uma função é um conjunto de algoritmos, que realizam uma ação em nosso software, visando alcançar um objetivo específico.
Abaixo, veremos exemplos de como criar e utilizar funções no JavaScript:
Criando uma Função Simples
Nesse exemplo, iremos solicitar que o usuário digite o seu nome na caixa de diálogo do navegador, através do prompt. Logo em seguida, criaremos uma função que irá apenas trazer no console uma saudação a esse usuário.
Repare que a função não retornou nada e nem recebeu nenhum parâmetro, sendo assim, definida como simples.
Criando uma Função com Retorno
Nosso objetivo aqui será criar uma função que multiplicará dois números e retornará o resultado dessa operação.
Perceba que utilizamos uma palavra reservada chamada return, indicando que a nossa função tem um retorno esperado. Nesse caso, o retorno será 50.
Criando uma Função com Parâmetros
Aproveitando o exemplo anterior e buscando tornar a função dinâmica, podendo receber qualquer valor numérico passado pelo usuário, utilizaremos os parâmetros.
Repare que não definimos um valor fixo entre os números que serão multiplicados. Portanto, essa função irá funcionar em diferentes cenários.
Procedimentos em modularização
Os procedimentos funcionam de maneira semelhante às funções dentro da programação. Inclusive, a forma como são definidos é a mesma, além da sua responsabilidade em lidar com algo específico em nosso código. O que difere, de fato, um procedimento de uma função é o seu retorno. Nos procedimentos, não há retorno. Um exemplo muito comum de utilização é quando queremos mostrar uma mensagem ao usuário.
Conclusão
Nesse artigo, percebemos a importância de utilizar os módulos em nossos projetos, sejam eles pessoais ou profissionais. Uma pessoa desenvolvedora que busca se destacar no mercado de trabalho precisa saber estruturar o seu código, deixando-o o mais limpo e legível possível.
Aqui na Kenzie Academy Brasil, ensinamos os nossos alunos a utilizarem esse recurso em diferentes stacks e áreas de atuação, como, por exemplo, o desenvolvimento Front-end e o desenvolvimento Back-end.
Portanto, se você está buscando um curso renomado e respeitado no mercado de trabalho para poder entrar de vez no mundo da programação, aqui é o seu lugar. Não perca tempo e comece agora mesmo, temos um longo caminho juntos pela frente.
Faça a sua inscrição na próxima turma da Kenzie Academy. Estude Desenvolvimento Full Stack e se torne referência no mercado. Faça já a sua inscrição.