Javascritp Date: aprenda a utilizar data e hora e confira exemplos
Por Brunno Kriger22 dez 20226 min de leitura
Trabalhar com desenvolvimento web nos traz diversos desafios. Um dos principais deles é manipular data e hora em nossas aplicações. Para facilitar a vida das pessoas desenvolvedoras, o JavaScript possui um objeto nativo, chamado Date, contendo diversas funcionalidades e métodos para essa manipulação.
Nesse artigo, aprenderemos a utilizar esse recurso em nossos projetos.
O que é date em JavaScript?
O objeto Date é nativo do JavaScript, responsável por armazenar a data em milissegundos. Isso ocorre, pois, na prática, ao instanciar uma nova data em nosso código, é realizado um cálculo que tem como base a data 1 de janeiro de 1970 às 00:00:00 UTC.
Dessa forma, caso quiséssemos utilizar a data de hoje, o JavaScript realizaria um cálculo para descobrir a quantidade de milissegundos decorridos a partir da data original até o dia atual.
Dentro desse inteiro de milissegundos constam diversas informações referentes ao dia, o mês, a hora, o ano, os minutos, os segundos e, até mesmo, o horário GMT ou UTC. Para extrairmos esses dados, é necessário utilizarmos os métodos do objeto Date, que veremos posteriormente em nosso artigo.
Qual a sua sintaxe?
Existem diferentes maneiras de utilizarmos esse objeto nativo na nossa aplicação. Porém, todas possuem a mesma sintaxe, mudando apenas os parâmetros recebidos. Sendo assim, para utilizarmos o Date é necessário instanciá-lo utilizando o construtor new.
Sem a utilização de parâmetros
Quando declaramos o objeto Date sem utilizar nenhum parâmetro, iremos receber como retorno as informações contendo a data atual do momento da criação.
Para visualizarmos melhor essas informações, podemos utilizar o método toString().
Com parâmetro em milissegundos
Lembra que citamos sobre o objeto Date armazenar as informações realizando um cálculo em milissegundos? Pois bem, podemos passar esses milissegundos como parâmetro para recebermos o retorno de uma data referente aquele tempo. Vamos utilizar o método toString() para visualizarmos melhor essas informações.
Com parâmetros de data e hora
Podemos passar como parâmetro informações referentes a uma data específica. Nesse caso, a sintaxe ficará da seguinte forma:
Vamos ver um exemplo, na prática:
Com string
Também é possível passar uma string contendo informações referentes a uma data específica. Essa string pode ser de três tipos:
- ISO Date: A data tem o formato YYYY-MM-DDTHH:MM:SSZ, seguindo o padrão internacional ISO 8601.
- Long Date: A data contém o formato MÊS DIA ANO.
- Short Date: A data contém o formato MÊS/DIA/ANO.
Veja a seguir os exemplos:
Quais as propriedades e métodos Date?
Buscando facilitar e auxiliar o trabalho das pessoas desenvolvedoras na manipulação das informações referentes a data e hora, o Date possui métodos e propriedades exclusivas. Abaixo, veremos alguns dos principais recursos desse objeto nativo do JavaScript:
Propriedades
Date.length
Essa propriedade traz as informações referentes ao tamanho dos parâmetros aceitos pelo objeto Date. Nesse caso, o valor dessa propriedade é 7, pois é o máximo de argumentos que esse objeto pode receber.
Date.prototype
Através do Date.prototype, é possível adicionar novas propriedades ao objeto Date. No exemplo a seguir, criaremos uma propriedade capaz de retornar a data atual completa com o dia, mês e ano.
Métodos
Date.now()
Esse método retorna o tempo em milissegundos referente ao horário atual.
Date.parse()
Esse método é responsável por converter uma string em milissegundos, referente as informações da data correspondente.
Date.UTC()
Esse método recebe a mesma quantidade de argumentos do construtor Date, funcionando de maneira semelhante. A única diferença é no cálculo da data. Nesse caso, o cálculo é feito com base no horário UTC.
Como utilizar instâncias de JavaScript Date?
Ao criarmos a nossa instância do objeto Date, existem diferentes formas de utilização e métodos que podem nos auxiliar na manipulação das informações. Veja a seguir os principais:
getDate()
Através desse método, temos informações referente ao dia.
getMonth()
Retorna informações referente ao mês.
getFullYear()
Retorna informações referentes ao ano completo.
getHours()
Retorna informações referentes as horas.
getMinutes()
Retorna informações referentes aos minutos.
Como funciona o objeto Date na prática?
Já vimos como funciona o objeto Date e os seus principais métodos. Agora, chegou a hora de colocar todo o nosso conhecimento em prática. A seguir, faremos uma função que irá receber uma data futura como parâmetro e retornará quantos dias faltam entre o dia atual e o dia recebido.
Conclusão
Agora que já aprendemos a manipular datas e horas, que tal utilizar o objeto Date em seus projetos? Quanto mais você treinar, mais irá se aperfeiçoar com os recursos do JavaScript. No mercado de trabalho, essa é uma das linguagens mais valorizadas e buscadas pelas empresas. Portanto, é de suma importância saber lidar e manipular os dados com eficiência e praticidade.
Se você deseja entrar de vez no mundo da programação e se preparar para o mercado de trabalho com uma equipe de profissionais qualificados, venha conhecer a formação em Desenvolvimento Full Stack da Kenzie Academy Brasil.