Operadores Lógicos: o que são, função e quais são os tipos?

Brunno Kriger

Por Brunno Kriger26 jan 20234 min de leitura

Imagem ilustrativa

Quando trabalhamos com a lógica de programação, muitas vezes precisamos criar situações diversas para cada tipo de comportamento do usuário. Diante disso, se faz necessário a utilização de um recurso muito importante no desenvolvimento de softwares, chamado de operador lógico. 

Nesse artigo, iremos aprender o que são esses operadores lógicos na programação, os seus tipos e como utilizá-los em nossos códigos.

O que são operadores lógicos em programação?

Imagine a seguinte situação: você prometeu ao seu amigo que iria à casa dele final de semana para fazerem um churrasco. Porém, para que isso de fato ocorra, é necessário que você não tenha outro compromisso planejado e possua dinheiro na conta bancária. Perceba que a situação futura de ir à casa do seu amigo depende de uma condicional para acontecer. Além disso, essa condicional está ligada por um operador lógico (E), onde é necessário que as duas condições sejam verdadeiras para a ação se tornar realidade.

Dito isso, chegamos a conclusão de que os operadores lógicos em programação são palavras, ou letras, que indicam como o código irá se comportar em determinada situação.

Qual é a função do operador lógico?

A função do operador lógico, como acabamos de ver no tópico anterior, é criar condicionais mais complexas em nosso código. Dessa forma, conseguimos imaginar diferentes situações e comportamentos que um usuário possa ter em nosso software, programando o sistema para reagir conforme o esperado.

Quais são os tipos de operadores lógicos?

Existem diferentes tipos de operadores lógicos, cada um com sua finalidade. Abaixo, listaremos os mais utilizados nas linguagens de programação:

Operador E (AND)

Esse é um dos principais operadores lógicos na programação. Caso os dois valores de entrada recebidos sejam verdadeiros, ele irá retornar true. Caso contrário, retornará false.

Operador OU (OR)

Diferente do anterior, esse operador retorna verdadeiro quando pelo menos umas das condicionais é verdadeira.

Operador NÃO (NOT)

Esse operador retorna o oposto do valor analisado. Por exemplo, se um valor for verdadeiro, utilizando o operador de negação, ele se tornará falso.

Operador NÃO-E (NAND)

Esse operador funciona de maneira contrária ao operador E (AND). Ou seja, retorna verdadeiro, caso um dos valores seja falso.

Operador NÃO-OU (NOR)

Assim como o anterior, esse operador funciona de maneira contrária ao operador OU (OR). Ou seja, retornará verdadeiro, caso os dois valores sejam falsos.

Operador OU-EXCLUSIVO (XOR)

Esse operador retorna verdadeiro quando um dos dois valores de entrada é true. Porém, caso os dois valores sejam verdadeiros ou falsos, retornará false.

Operador NÃO-OU-EXCLUSIVO (XNOR)

Esse operador funciona de maneira contrária ao operador OU-EXCLUSIVO (XOR). Ou seja, resulta em verdadeiro, caso os valores de entrada sejam iguais.

Conclusão

Os operadores lógicos estão presentes diariamente na rotina de qualquer pessoa desenvolvedora, seja em aplicações mais simples, ou até mesmo em softwares mais complexos. Entender esse conceito base é fundamental para evoluir em qualquer linguagem de programação.

Aqui na Kenzie Academy Brasil, ensinamos os nossos alunos a utilizarem esse recurso em diferentes stacks e áreas de atuação, como, por exemplo, o desenvolvimento Front-end e o desenvolvimento Back-end. 

Portanto, se você está buscando um curso renomado e respeitado no mercado de trabalho para poder entrar de vez no mundo da programação, aqui é o seu lugar. Não perca tempo e comece agora mesmo, temos um longo caminho juntos pela frente. 

Faça a sua inscrição na próxima turma da Kenzie Academy. Estude Desenvolvimento Full Stack e se torne referência no mercado. Faça já a sua inscrição.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR: